MPE acompanha as medidas para controlar a Covid-19 no presídio de Nova Andradina

Promotor de Justiça Fabrício Secafen Mingati explicou durante entrevista

Luis Gustavo, Da Redação


O MPE (Ministério Público Estadual) se posicionou em entrevista ao Jornal da Nova, sobre os custodiados do EPMRF/NA (Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Nova Andradina), que testaram positivo ao novo coronavírus. Dezesseis de um total de 41 internos, que apresentavam sintomas da Covid-19, fizeram o teste e confirmaram a contaminação.

Leia também

|Presídio de Nova Andradina tem 16 custodiados com Covid-19, após testagem da Secretaria Municipal de Saúde

|Mesmo com suspensão de visitas no presídio, preso é testado com Covid-19 em Nova Andradina

 

De acordo com o Promotor de Justiça Fabrício Secafen Mingati, o Ministério Público não tem papel de gerenciamento do presídio, apenas fiscaliza as ações e todos os procedimentos administrativos, acompanhando as medidas para controlar a doença, conforme os protocolos, garantindo que as medidas estão sendo tomadas seguindo as normas da Secretaria Municipal de Saúde.

O Promotor explica que por conta de um caso positivo, mesmo sem obrigatoriedade, foi feita uma testagem em massa, análises clínicas e testes rápidos, em 40 presos, dos quais 18 tinham sintomas e 16 testaram positivo.

“Não há como saber por onde o vírus teria entrado no presídio, porém, é pouco provável que seja algum preso novato, já que os protocolos rigorosos para evitar a contaminação estão sendo seguidos. Tais protocolos são definidos pelas equipes de saúde e direção da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e, entre as normas, há o isolamento de novos presos, num período de sete dias, consulta médica e análise clínica, o que torna quase impossível o contágio por essa forma”, destacou.

De acordo com o Dr. Fabrício, como providências, todo o presídio está isolado, não entra mais presos até todos receberem alta. Os infectados estão isolados e na próxima terça-feira (8), serão realizados novos testes nos internos e outras pessoas que tiveram acessos àquela cela onde houve a epidemia. A cela de triagem também está em fase de construção, para abrigar mais detentos antes de terem contato com os outros presos.

“Todos os trabalhadores e detentos estão recebendo máscaras e têm acessos a produtos de limpeza e higiene pessoal, tudo para prevenir um novo surgimento do vírus no local”, finaliza.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!